Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,061.00
-3.07%
Ethereum (ETH)
$1,933.18
-3.90%
Bitcoin Cash (BCH)
$485.51
1.79%
Litecoin (LTC)
$131.17
0.94%
Destaque, Opinião

Qual a posição correta para guardar as garrafas de vinho?

Em pé ou deitada? A resposta tradicional e dogmática é “sempre deitadas”. 

Na teoria, para manter a rolha umedecida, conservar as qualidades, impedir que resseque, garantir uma pequena entrada de oxigênio e favorecer o envelhecimento do vinho, a melhor posição para o armazenamento das garrafas seria a deitada.

Entretanto, algumas pesquisas recentes apresentaram um resultado diferente.

“A orientação da garrafa durante o armazenamento teve pouco efeito na composição dos vinhos examinados”.

Essa foi a conclusão do relatório da “The Australian Wine Research Institute” (AWRI), que realizou um experimento visando comprovar que não existe diferença entre guardar o vinho em pé ou deitado.

Os produtores de Champagne e de Vinho do Porto já tinham chegado a essa conclusão. Segundo eles, o vinho envelhecido de suas vinícolas tendem a ter melhores avaliações quando são armazenados em pé.

Porém, esses estudos foram realizados em temperatura controlada de 20°C e umidade relativa do ar de 65%. Portanto, antes de armazenar suas garrafas de vinho de qualquer jeito, tenha certeza que as condições do ambiente estarão propícias para não acelerar o envelhecimento. Quando as garrafas ficam em pé, em locais secos ou quentes, existem grandes chances da bebida oxidar.

“Isso indica que, se você não tiver esses fatores sob controle, manter vinhos em pé pode acelerar o envelhecimento”, afirmou Matt Holdstock, pesquisador e enólogo da AWRI.

Podemos concluir que armazenar a garrafa em pé só será uma boa ideia se você tiver condições de controlar a temperatura e a umidade do local. Caso contrário, o melhor é fazer o que mandam os dogmas tradicionais: armazenar a garrafa deitada.

 

 

 

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish