Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,398.00
-1.79%
Ethereum (ETH)
$1,949.75
-2.40%
Bitcoin Cash (BCH)
$489.50
3.45%
Litecoin (LTC)
$133.01
2.68%
Investimento

Mercado de balcão: veja a relação entre OTC e Bitcoins

Quem está acostumado a investir em ações e outros fundos, provavelmente já ouviu o termo mercado de balcão. Embora a maioria dos papéis sejam negociados na Bolsa de Valores, existem outras negociações que ocorrem fora desse ambiente.
No universo do Bitcoin e das criptomoedas, também existe o mercado de balcão. Entender essa opção é importante para que você descubra qual o melhor tipo de investimento de acordo com seu perfil e objetivos.
O mercado de balcão é um segmento do mercado de capitais, no qual são negociados títulos auto regulados sob a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, não existe um local físico determinado para que essas operações ocorram, sendo que elas podem ser realizadas por meio eletrônicos ou por telefone.
Antes dos sistemas eletrônicos, todas as ordens de mercado eram realizadas manualmente no balcão de negociações da Bolsa de Valores. Assim, a Bolsa pode ser compreendida como um mercado organizado onde os ativos financeiros são negociados.
Conforme as transações eletrônicas passaram a evoluir, a maior parte das negociações passou a ser via home brokers e outras plataformas de compra, o que tornou as negociações via mercado de balcão mais comuns, especialmente em alguns setores como ações, commodities, derivativos – e também criptomoedas, que explicaremos mais adiante.
Assim, podemos entender que o mercado de balcão (ou OTC, sigla em inglês) é um mercado em que se negocia diversos títulos de valores mobiliários que não têm autorização para serem negociados na Bolsa.
Mas isso não significa que as negociações via OTC não possuem regras. Na verdade, existe uma série de condições que precisam ser preenchidas pelas companhias para negociarem ações e outros ativos.
A diferença é que essas exigências costumam ser mais rígidas na Bolsa do que no mercado de balcão, o que permite que mais empresas participem desse mercado, principalmente as menores.
Diferença entre Mercado de Balcão e Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores é o ambiente mais rígido de negociação, principalmente em relação às regras. Se uma empresa deseja operar na Bolsa, ela precisará seguir várias exigências, como: estruturação de setor de relacionamento com investidores, adoção de práticas de governança corporativa e apresentação de demonstrações financeiras auditadas.
Já o Mercado de Balcão não é tão rígido. Embora ele também exija o registro das operações, conta com regras mais flexíveis. Por exemplo, os dados precisam ser repassados, mas não há necessidade de que essas informações sejam prestadas de forma contínua, podendo ser notificadas no final do pregão.
Mercado de balcão de Bitcoin
No mercado de balcão podem ser negociados diversos ativos e títulos, como debêntures, ações de companhias abertas, opções de compra e venda de valores mobiliários, cotas de fundos imobiliários etc.
Entre essas opções, também há a possibilidade da compra e venda de criptomoedas. Esse mercado é o local no qual investidores profissionais, fundos, early adopters, empresas e pessoas físicas compram e vendem Bitcoins em grandes quantidades.
Normalmente, essas operações ocorrem diretamente entre duas pessoas ou com uma empresa especializada que disponibilize esse tipo de operação. Assim, o mercado de balcão é mais indicado para os clientes que precisam negociar quantidades mais altas de Bitcoin, com rápida liquidez e a um preço fixo.
Grandes compras ou vendas costumam causar uma grande movimentação de preços dentro das exchanges. Isso ocorre porque o mercado brasileiro de Bitcoin ainda tem pouca liquidez. Dessa forma, os grandes investidores acabam preferindo negociações no OTC.
As exchanges são excelentes para os pequenos e médios investidores, que costumam negociar baixos valores. Porém, conforme esse volume cresce, fica difícil para essas empresas oferecerem rapidez nas transações e preços atrativos.
O mercado OTC, por outro lado, conta com boas cotações de compra e venda, porque não há cobrança de taxas de intermediação. A negociação é feita entre as partes e travada quando se torna vantajosa para os dois lados, garantindo mais agilidade no processo.
Desvantagens
Assim como qualquer tipo de negociação, o OTC de Bitcoins também possui algumas desvantagens que precisam ser consideradas. O principal ponto a se atentar é em relação à segurança. É fundamental fazer uma pesquisa antes de negociar, sempre se atentando sobre o trader que está do outro lado e suspeitando de transações com acordos falsos ou até que usem técnicas de phising.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish