Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,313.00
-1.41%
Ethereum (ETH)
$1,946.67
-1.63%
Bitcoin Cash (BCH)
$488.38
3.89%
Litecoin (LTC)
$132.25
3.18%
Investimento

Liquidez e rentabilidade: entenda as diferenças

Existem alguns termos que são fundamentais para quem deseja começar a investir, como é o caso de liquidez e rentabilidade. Ambos trazem conceitos essenciais que devem ser considerados na hora de escolher a melhor aplicação para seus objetivos.
Apesar disso, muitos têm dúvidas sobre as diferenças entre os termos – e como eles se relacionam aos investimentos, inclusive às criptomoedas.
Liquidez
Liquidez relaciona-se à facilidade e velocidade com que um ativo pode ser convertido em caixa. Ou seja, é a capacidade do ativo em ser transformado em dinheiro. Assim, podemos dizer que quanto mais rápido um bem ou investimento se transforma em dinheiro, mais líquido ele é.
Já um ativo com pouca liquidez é aquele que é mais difícil ser convertido em dinheiro. Os motivos podem ser vários como a falta de compradores ou o tempo necessário para liquidá-lo.
Para compreender a liquidez, é preciso avaliar dois pontos, que são a facilidade de conversão e a perda de valor. Para um ativo ser convertido em dinheiro rapidamente, em geral, há uma perda no seu valor.
Importância
Analisar a liquidez de um investimento é de suma importância na hora de planejar melhor suas ações. Se você está pensando em investir no longo prazo, poderá optar por possibilidades de baixa liquidez, afinal terá tempo até se desfazer do ativo, evitando perder dinheiro.
Mas se a ideia é um ativo para gerar dinheiro rápido, como no caso de uma reserva de emergência, o melhor é optar por alternativas com alta liquidez, assim você poderá convertê-lo rapidamente em dinheiro, sem perdas significativas.
Rentabilidade
A rentabilidade é o retorno que determinado ativo pode trazer ao investidor. Assim, esse termo se refere a quantia excedente, gerada pelos juros, que você ganha quando realiza uma aplicação.
Tanto os investimentos em renda fixa como os em renda variável possuem rentabilidade. O que muda, nesse caso, é o risco. Em geral, quanto mais rentável é um investimento, mais riscos ele possui, já quanto menor a rentabilidade, menos riscos ao investidor.
Por exemplo, o Tesouro Direto é uma opção de investimento com baixo rendimento, porém apresenta mais segurança ao investidor por sofrer menos com oscilações de preço.
Em relação ao termo, ainda é preciso fazer distinção entre rentabilidade bruta, que não considera eventuais taxas e impostos e a rentabilidade líquida, que já deduz qualquer despesa associada ao investimento.
Ainda há a rentabilidade nominal, que não desconta a inflação do período, e a rentabilidade de valor real, que mostra o retorno após descontar a inflação acumulada durante o período.
Diferença entre liquidez e rentabilidade
Muitos que estão começando no mundo dos investimentos acabam confundindo liquidez e rentabilidade. Por isso, entenda que os termos não estão relacionados. Ou seja, um investimento com alta rentabilidade pode não ter uma boa liquidez.
Essas características devem ser muito bem compreendidas, para que você faça uma escolha mais acertada e de acordo com seus objetivos.
Liquidez, como explicamos, é a facilidade do ativo em ser transformado em dinheiro e rentabilidade é o quanto o investidor será remunerado ao final do período da aplicação.
Vamos supor que você esteja planejando um investimento em longo prazo para a aposentadoria. Nesse caso, você pode optar por um investimento com baixa liquidez, pois não tirará esse dinheiro tão cedo, e com uma rentabilidade maior.
Agora se você está planejando um investimento para levantar fundos para as passagens aéreas da viagem de final do ano ou para comprar um carro dentro de alguns anos, o melhor é optar por um investimento com alta liquidez e alta rentabilidade, já que você terá pouco tempo para ganhar dinheiro.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish