Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,141.00
-2.13%
Ethereum (ETH)
$1,938.42
-2.45%
Bitcoin Cash (BCH)
$486.23
2.91%
Litecoin (LTC)
$131.57
2.08%
Investimento

Gestora brasileira Hashdex obtém aprovação para lançar primeiro ETF de cripto do mundo

A gestora brasileira Hashdex anunciou que obteve a aprovação para lançar o primeiro Exchange Traded Funds (ETF) de criptomoedas do mundo. ETFs são fundos que tendem a replicar índices, mas que são negociados como ações. Um dos maiores exemplos no Brasil é o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11).
Batizado de Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, o produto foi desenvolvido em parceria com a bolsa americana Nasdaq e será listado na Bolsa de Valores de Bermudas.
Segundo a gestora, a escolha da ilha se deu por conta de sua regulação, que também foi o que permitiu a autorização para a criação do novo produto.
O ETF vai replicar o índice Nasdaq Crypto Index, que também foi desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e Hashdex e que tem como objetivo representar o cenário institucional de investimentos em criptomoedas.
Ainda não há maiores detalhes sobre o lançamento, mas a expectativa é que o ETF esteja disponível até o fim deste ano. De acordo com a Hashdex, a metodologia e outras informações serão divulgadas pela Nasdaq na data do lançamento do produto.
A tentativa de lançar um ETF de Bitcoin ou criptomoedas não é novidade. Há pelo menos dois anos diversas gestoras pelo mundo tentaram criar um produto deste tipo, mas todas as propostas foram barradas pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA).
Entre os ETFs rejeitados estão os dos irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, que ganharam fama em sua briga na Justiça contra Mark Zuckerberg pela criação do Facebook.
Neste ano, a SEC rejeitou o produto sugerido pelo banco de investimentos Wilshire Phoenix e pela corretora NYSE Arca, alegando, entre outras coisas, que o mercado ainda não tinha amadurecido o suficiente para ter um fundo negociado publicamente.
A proposta da Hashdex e da Nasdaq de lançar o ETF em Bermudas aproveitou a regulação inovadora da ilha, que abraça o mercado de ativos digitais, conseguindo ficar de fora da avaliação – e da resistência – do órgão regulador do mercado americano.
Segundo Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, a entrada formal da Nasdaq no mercado de ativos digitais, por meio deste projeto, é mais uma confirmação de que os investimentos em criptoativos estão sendo vistos com maior interesse e confiança.
“Esse processo também deverá acelerar a entrada de investidores institucionais neste segmento. É uma tendência que cada vez mais se torna concreta”, afirmou.
A Hashdex tem atualmente três fundos de criptomoedas disponíveis para investimento, sendo o mais acessível o Discovery, com investimento mínimo de R$ 500 e taxa de administração de 1% ao ano, sem taxa de performance. As informações são do site Infomoney.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish