Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,313.00
-1.41%
Ethereum (ETH)
$1,946.67
-1.63%
Bitcoin Cash (BCH)
$488.38
3.89%
Litecoin (LTC)
$132.25
3.18%
Bitcoin

Entenda o poder das “Baleias” no mercado de Bitcoin

Quando começamos a ler mais e a nos informar sobre o universo das criptomoedas, é normal nos depararmos com alguns termos diferentes, como “Baleia Bitcoin”. Você já ouviu essa expressão? Geralmente, as “baleias” são os donos de grandes quantidades de Bitcoin.
A metáfora do oceano ainda pode ser expandida para todo o mercado de criptomoedas, com os peixes grandes, os pequenos, os tubarões e as ondas, que são os movimentos e oscilações do mercado.
Como explicamos, chamamos de baleia Bitcoin todos aqueles que detêm grandes quantidades de Bitcoin. Geralmente os grandes investidores aos quais o termo se refere são instituições ou fundos, como Hedge Funds e Bitcoin Investment Funds.
Hedge Funds e Bitcoin Investment Funds gerenciam centenas de milhares de Bitcoins, estrategicamente injetados no mercado por meio das exchanges.
Outros fundos considerados baleias são: Bitcoin Reserve, Coin Capital Partners, Pantera Capital, Falcon Global Capital, Bitcoin Investment Trust, Fortress e o Global Advisors Bitcoin Investment Fund.
As exchanges também podem ser consideradas como importantes baleias do Bitcoin, uma vez que 6,7% da circulação atual da criptomoeda (quase 9,8 bilhões de dólares) são mantidos em carteiras de exchanges.
O governo dos Estados Unidos também pode ser considerado uma baleia Bitcoin, afinal os EUA possuem milhares de Bitcoins que foram apreendidos por causa do envolvimento em atividades criminosas.
De vez em quando, o governo americano realiza leilões públicos, vendendo uma parte desses Bitcoins.

Qual a influência das baleias no preço do Bitcoin?

As baleias têm um poder de influência muito grande dentro da dinâmica do Bitcoin. Para se ter uma ideia, em junho deste ano, uma das maiores baleias do mercado moveu 101.857 Bitcoins para endereços desconhecidos.
Mas o que isso significa? Que, com tantos Bitcoins, essas baleias têm um poder enorme: o de manipular a volatilidade da moeda ao seu favor.
Ou seja, dependendo da oferta e da procura, eles podem manipular parte dos seus Bitcoins e se beneficiar em cima disso.
Assim, essas movimentações se tornam cruciais para valorizar a criptomoeda – e como as baleias possuem uma enorme fortuna, elas não precisam vender grande parte, apenas uma pequena quantidade para já influenciarem o mercado.
Como esse é um grupo pequeno, eles têm um poder ainda maior de manipulação. Afinal, há mais facilidade para coordenar essas movimentações fazendo com que seus lucros aumentem em cima de outros investidores.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish