Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$32,640.00
-4.02%
Ethereum (ETH)
$1,959.21
-6.27%
Bitcoin Cash (BCH)
$480.38
-8.39%
Litecoin (LTC)
$133.15
-9.36%
Bitcoin

Bitcoin se consolida como inovação e não como bolha financeira

A expressão bolha financeira é bastante conhecida no mundo dos investimentos e geralmente, as pessoas do meio a associam à investimentos que têm uma valorização altíssima em um curto período de tempo. Mas nem sempre isso é verdade.
Com a alta recente do Bitcoin, muitos passaram a acreditar que a criptomoeda, na verdade, não passa de uma bolha financeira. Essas especulações acabam trazendo insegurança para quem deseja investir na criptomoeda e receio de aplicar seu dinheiro em algo que pode se mostrar diferente da realidade.
A bolha financeira ou bolha especulativa é um termo que está sempre associado ao que chamamos de efeito manada. Ele acontece quando, um grande número de pessoas passa a repetir a ação de outras, apenas porque muitas pessoas estão fazendo aquilo – sem raciocinarem sobre o que estão fazendo.
Assim, toda bolha começa com uma quantidade de pessoas comprando de maneira intensa um determinado ativo. Pela lei de oferta e procura, esse ativo passa a se valorizar bastante. Com a crescente valorização, mais pessoas passam a comprar o ativo, sem se questionar se ele realmente vale o preço cobrado. Isso faz com que a alta se acentue cada vez mais.
Esse fato continua ocorrendo até que, em um certo momento, as pessoas notam que o valor real do ativo é bem abaixo do que está sendo negociado – e passam a vendê-lo em massa, fazendo com que o valor desse ativo despenque.
Ainda que os valores da criptomoeda tenham aumentado expressivamente, existem argumentos sólidos que mostram que esse investimento não é uma bolha.
Tecnologia Blockchain
O primeiro ponto que nos mostra que o Bitcoin não é uma bolha é, justamente, a presença do Blockchain, uma tecnologia disruptiva que permitiu a descentralização das operações financeiras e que é uma grande inovação tecnológica.
Não há dúvidas de que o Blockchain veio para ficar e existem várias universidades e empresas de renome desenvolvendo novas aplicações para ela. Havendo um grande interesse da comunidade científica nesta tecnologia revolucionária.
Ao contrário de outras bolhas, o Bitcoin ainda não esgotou seu potencial de demanda do mercado. No caso do Bitcoin, há uma oferta limitada (a regra desde a sua criação estabelece que serão emitidos apenas 21 milhões de Bitcoins) e uma demanda com enorme potencial de crescimento, já que o Bitcoin, hoje, representa apenas uma pequena fração do mercado.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

  1. Jesus barria

    junho 29, 2020

    Deceo mas noticias a cerca del bitcoin

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish