Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$32,665.00
-3.94%
Ethereum (ETH)
$1,962.48
-6.09%
Bitcoin Cash (BCH)
$480.84
-8.29%
Litecoin (LTC)
$133.50
-9.11%
Tecnologia

Banco Central do Brasil estuda regulamentação de criptoativos

A regulamentação de criptoativos não é mais algo tão distante do Brasil. Pelo contrário. O Bacen (Banco Central do Brasil) confirmou que já está estudando as possibilidades. A iniciativa veio à tona durante uma live de uma plataforma de investimentos sobre o PIX, o novo sistema de transação eletrônica que será implementada no Brasil a partir de novembro.
Um dos convidados foi João Manoel Pinho de Mello, diretor de organização do sistema financeiro do Banco Central. Em reportagem do Valor Investe, Pinho de Mello afirmou que a regulamentação de criptoativos já é discutida pelo Bacen.
O executivo do Bacen não deu muitos detalhes sobre o trabalho interno que está sendo feito no Bacen, mas ressaltou que até mesmo um alinhamento com o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) está sendo avaliado.
“Estamos estudando. Inclusive, no âmbito do Gafi (Grupo da Ação Financeira Internacional) é uma necessidade para enquadramento internacional”, disse Pinho. A declaração é a mais recente envolvendo o Banco Central e criptoativos.
O Bacen também enviou um comunicado ao portal Cointelegraph Brasil em junho afirmando: “Assim como os demais bancos centrais, o Banco Central do Brasil estuda o amplo e multifacetado tema de moedas virtuais.”
Entretanto, por meio do comunicado foi ressaltado que os estudos ainda estão em seu início. Desta forma, a possibilidade de um Real Digital ainda deve levar algum tempo.
De qualquer forma, o presidente do Banco Central defende que o PIX pode culminar em uma moeda digital. Muitos dentro do governo já avaliam que o sistema financeiro no mundo no futuro será quase todo digital. Dessa forma, é possível que os estudos sobre criptoativos sejam no sentido de uma criação de moeda digital no PIX.
Tendo em vista que se trata de um sistema de pagamento eletrônico, o Banco Central pode estar considerando a liberação das criptomoedas neste novo ecossistema. Mas isso ainda é apenas uma possibilidade, que tem total condições de concretizar num futuro próximo.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish