Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,310.00
-1.39%
Ethereum (ETH)
$1,946.47
-1.56%
Bitcoin Cash (BCH)
$488.33
3.88%
Litecoin (LTC)
$132.24
3.17%
Economia

Banco Central de Portugal passa a supervisionar criptomoedas no país

O Banco de Portugal (BdP) assumirá a supervisão das entidades que gerem ativos virtuais. A notícia foi divulgada pelo site Observador na terça-feira (8). A medida faz parte da adequação do BdP às diretrizes da União Europeia para combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
De acordo com o comunicado enviado pelo banco, o BdP passará a ser responsável pelas seguintes áreas:
Registo das entidades que exerçam serviços de troca entre ativos virtuais e moedas fiduciárias ou entre um ou mais ativos virtuais;
Serviços de transferência de ativos virtuais e/ou serviços de guarda ou guarda e administração de ativos virtuais;
Instrumentos que permitam controlar, deter, armazenar ou transferir esses ativos, incluindo chaves criptográficas privadas.
Classificação de criptoativos
O BdP informou que a sua atuação no mercado de criptoativos se dará exclusivamente no combate aos crimes. Assim, a instituição “não se alargará a outros domínios, de natureza prudencial, comportamental ou outra”.
Dessa forma, a natureza regulatória dos criptoativos ainda está em aberto no país. Porém, algumas indicações já foram colocadas na mesa.
Em 2018, o então presidente do BdP, Carlos Costa, afirmou que criptomoedas são ativos de investimento, e não moedas. Costa foi substituído por Mário Centeno em 2020.
Nessa altura, tanto o BdP quanto a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já tinham feito diversos alertas para os riscos relacionados às criptomoedas.
O BdP já havia recomendado às instituições de crédito, pagamento e às instituições de moeda eletrônica sujeitas à sua supervisão que se abstivessem de comprar, deter ou vender moedas digitais.
A compra de criptoativos tem sido adotada em vários países. Na Alemanha, os bancos foram autorizados a efetuar a custódia de criptoativos. Pelo menos 40 bancos já mostraram interesse no serviço.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish