Name Price24H (%)
Bitcoin (BTC)
$33,398.00
-1.89%
Ethereum (ETH)
$1,947.61
-2.40%
Bitcoin Cash (BCH)
$490.06
3.93%
Litecoin (LTC)
$132.76
2.84%
Criptomoedas

As diferenças entre Bitcoin e Bitcoin Cash

Apesar dos nomes semelhantes, será que Bitcoin Cash e Bitcoin são a mesma coisa? Como essas criptomoedas surgiram? Antes de mais nada, já adiantamos que realmente Bitcoin Cash e Bitcoin não são sinônimos. O Bitcoin Cash (BCH) é uma altcoin, inclusive figurando entre as 10 primeiras posições em termos de capitalização de mercado. Esse é um projeto que divide opiniões até mesmo entre os grandes especialistas do setor.
Bitcoin Cash?
O Bitcoin Cash surgiu a partir de um hard fork do Bitcoin. Em 2017, a comunidade Bitcoin começou a debater sobre a necessidade de mudar a maneira como a criptomoeda funcionava, de modo a aumentar o número de transações por segundo e dar mais velocidade nos registros na rede blockchain.
Para isso, alguns usuários sugeriram o protocolo SegWit (Segregated Witness) – um soft fork que não alterava a compatibilidade das soluções atuais e conseguia aumentar a capacidade de transações.
Mas, a comunidade não chegou em um consenso sobre o uso do protocolo e assim ocorreu o hard fork, ou seja, a criação de uma nova criptomoeda a partir do Bitcoin, mas que conseguia ter uma capacidade transacional maior. Foi dessa forma que nasceu o Bitcoin Cash (BCH).
Da mesma forma que o Bitcoin, o BCH possui uma oferta finita de criptomoedas travada na quantia de 21 milhões de unidades – e a previsão para a emissão das últimas frações será para 2140. Ambas as criptomoedas possuem curva de oferta e inflação semelhantes.
A grande diferença entre Bitcoin Cash e Bitcoin está, justamente, no tamanho do bloco de transações. Enquanto o bloco do Bitcoin é de 1 MB, os blocos de Bitcoin Cash são de 8 MB – e os desenvolvedores estão estudando a probabilidade de aumentá-lo para 32 MB.
No início, a ideia do Bitcoin Cash era substituir o Bitcoin. Mas, como não houve consenso na comunidade, ele surgiu como uma nova criptomoeda – por isso ele tem a mesma utilidade que o Bitcoin e outras altcoins.
Mineração
O processo de mineração do Bitcoin Cash é bem semelhante ao do Bitcoin, apesar disso existem algumas diferenças que você precisa considerar. A primeira delas é em relação ao limite de tamanho do bloco Bitcoin Cash que, como já falamos, é de 8 MB, enquanto do Bitcoin é de apenas 1 MB.
Isso significa que, com blocos maiores, há também uma necessidade maior de poder de computação e, por extensão, é preciso fazer mais investimentos para minerar. Por outro lado, os blocos maiores contêm mais taxas de transação que o minerador colecionará.
Assim, a melhor forma de minerar Bitcoin Cash é entrar em um pool de mineração – um recurso no qual vários usuários se juntam para potencializar o poder de processamento e dividir os lucros.
De uma maneira geral, minerar BCH em casa não é algo muito lucrativo, pois essa atividade tem um alto consumo de energia e exige um grande processamento computacional.
Diferenças
Por ambas terem o nome parecido e pelo Bitcoin Cash ter surgido do Bitcoin, é natural que haja uma certa confusão entre essas moedas. Confira a lista para sanar todas as suas possíveis dúvidas nesse sentido.
Velocidade de validação da transação
Já falamos por aqui, mas não custa repetir que a rapidez do BCH é um de seus grandes chamarizes. Hoje, estima-se que o Bitcoin Cash leva dez vezes menos tempo para processar uma transação quando comparado ao Bitcoin. Ou seja, enquanto o Bitcoin processa uma transação em um certo tempo, o BCH processa dez.
Custo por transação
Muito pelo fato de ter uma velocidade de validação por transação maior que a do Bitcoin, o BCH possui taxas menores, o que torna o seu custo mais acessível. Para se ter uma ideia, no momento do seu lançamento, estimou-se que as taxas do Bitcoin eram por volta de 3 dólares por transação.
Por outro lado, à mesma época, as taxas do BCH eram de aproximadamente 0,003 dólares. Ou seja, é muito mais barato realizar uma transação em Bitcoin Cash do que com o Bitcoin.
Capacidade de transações por segundo
Outro ponto importante é a sua capacidade de realizar transações por segundo, que é muito maior que a do Bitcoin. Enquanto estima-se que a rede do Bitcoin processa 7 transações por segundo, o BCH processa 24 — ou seja, com mais que o triplo de velocidade.
Potencial no mercado
Por fim, terminamos falando do potencial de mercado, que representa nada mais do que a capacidade da criptomoeda dar certo no mercado. Apesar de ambas as moedas terem semelhanças, isso também é diferente.
Hoje, estima-se que o potencial de mercado do Bitcoin Cash tenha passado dos 177 bilhões de dólares, já o Bitcoin possui 7 bilhões. Isso ocorre muito ao fato do Bitcoin possuir uma quantidade finita de criptomoedas, já o BCH não funciona dessa maneira.

coinmag

Nós somos um portal de notícias especializado em trazer o que há de mais novo e relevante quando o assunto é cripto moedas. Nossos escritores são traders veteranos, empresários do setor e especialistas de TI que convivem com o mercado de crypto moedas em uma base diária. We are a news portal specialized in bringing to you the newest and most relevant about crypto currencies. Our writers are veteran traders, sector entrepreneurs and IT specialists that live with crypto currencies in a daily basis.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish